Ciência de Dados: o que faz, o que é e exemplos práticos

Já faz alguns anos que a profissão de cientista de dados – ou data scientist, em inglês – aparece em listas de empregos em alta no Brasil e no mundo. Em pesquisa recente feita pelo LinkedIn, por exemplo, ela aparece entre os 25 cargos com demanda crescente no país para 2022. Descobrir o que faz um cientista de dados é apenas o primeiro passo para entender a importância desse profissional para as empresas. Esse movimento de digitalização acelerado abre portas para novas áreas de conhecimento, com a geração massiva de dados, e faz com que as empresas busquem perfis de profissionais analíticos, entre eles, o cientista de dados. “Há algum tempo nós falamos sobre o futuro do trabalho, mas ele está acontecendo hoje”, diz Carolina Andrade, cofundadora do Social Good Brasil (SGB), organização que tem como propósito democratizar a educação em dados no país.

  • Atuar como cientista de dados é possuir múltiplas competências e saber se adaptar a diferentes contextos empresariais.
  • Para quem já está no mercado de trabalho, mas acha os dados interessantes, se tem habilidades para resolver problemas, boa comunicação e curiosidade para entender como as coisas funcionam, também é possível se tornar um cientista de dados.
  • A Ciência de Dados utiliza ferramentas de Tecnologia da Informação (TI) que estão em constante atualização e evolução.
  • Com a crescente demanda por cientistas de dados em diversos setores, compreender as perspectivas de carreira e as faixas salariais associadas a esta profissão é fundamental.

Qual o processo de candidatura para o estudante internacional?

Outro conhecimento importante para ter nessa área é sobre a infraestrutura dos dados ou a engenharia de dados. Envolve processamento dos dados e importação deles para estruturas de armazenamento, com o uso de tecnologias como Hadoop e Spark. Podemos também mencionar como fundamentais as habilidades relacionadas à infraestrutura de implantação e deployment, como o MLOps e as estratégias de pipeline de dados. Esta é a realidade da Era do Big Data, que, ao mesmo tempo que possibilita descobertas incríveis, https://www.fm105.com.br/ciencia-de-dados-inteligencia-artificial-se-une-a-big-data-para-criar-modelos-preditivos/ desafia empresas de diferentes portes a depurar um grande volume de informações para saber quais são relevantes para o futuro do negócio. Ao notar a demanda por este profissional cientista de dados, a Fundação Telefônica Vivo se propõe a trazer reflexões sobre o ensino de dados, a empregabilidade do mercado e a importância deste perfil no futuro da cultura digital. A complexidade e a versatilidade das tarefas executadas por um cientista de dados são o que tornam esta profissão tão única e demandada.

Atividades de Geografia 2º ano

  • Então tem uma correlação, a gente sabe obviamente que essa correlação não faz sentido, mas existe.
  • Em Portugal, o mercado de trabalho para Cientistas de Dados é promissor, com uma crescente demanda em diversos setores, como financeiro, telecomunicações, saúde, retalho, entre outros.
  • Como exemplo, ele menciona profissionais da Engenharia de Software ou mesmo de Product Management, que podem atuar de forma associada ao time de dados.
  • Essas diferenças ficam evidentes em 14 de Março de 1974, quando, numa espécie de prova de fidelidade, generais dos três setores da Forças Armadas comparecem à cerimônia de homenagem ao líder do governo, Marcelo Caetano.
  • Novas características surgem e influenciam o que chamamos de degradação do modelo.

Este conjunto de habilidades assegura que os cientistas de dados não apenas entendam os dados, mas também possam atuar como pontes essenciais entre dados e tomadas de decisão estratégica. Os analistas de dados geralmente focam na interpretação e apresentação de dados existentes para responder a perguntas específicas. Eles se concentram mais em relatórios e insights derivados de conjuntos de dados já estruturados.

– Aproveite a parceria entre empresas e universidades

o que um cientista de dados faz

Além de conhecer e dominar as dimensões matemáticas, estatísticas e computacionais, a pessoa cientista de dados também precisa de uma compreensão ética acerca de sua profissão e das implicações dela para a sociedade. Outro importante fator a considerar na carreira Ciência de dados: Inteligência Artificial se une à big data para criar modelos preditivos é o aprendizado de técnicas de machine learning (ML) para analisar um efeito temporal. Ou seja, é preciso analisar os dados com a compreensão de como eles mudam ao longo do tempo, bem como buscar a identificação de possíveis padrões nessas variações.

Matemática e estatística

A profissão de Cientista de Dados em Portugal tem ganhado destaque nos últimos anos, devido ao aumento do volume de dados e à necessidade de análise estratégica nas organizações. Um ponto crucial que desperta interesse para os profissionais da área é a média salarial, que pode variar conforme a experiência, a localização e a especialização do cientista. O cientista de dados em Portugal deve ser um especialista não apenas nos aspectos técnicos da análise de dados, mas também em traduzir esses dados em ações e decisões estratégicas que impactam positivamente a organização. Dentro das empresas, o trabalho do cientista de dados ainda é muito mais operacional e bem menos estratégico, o que indica, de acordo com o estudo, a necessidade de cursos técnicos que possam preparar esses profissionais de forma adequada. Segundo ele, as empresas passaram a usar dados de maneira estratégica e começaram a ter muito sucesso em suas ações comerciais, o que despertou o interesse pelo profissional.

  • De janeiro a março de 2024, 34% dos focos de incêndio na Amazônia ocorreram em áreas de vegetação primária, e 9% em áreas com desmatamento recente.
  • A sua resposta ao conflito, publicada no livro Portugal e o futuro, de fevereiro de 1974, é uma espécie de federação composta por diversos países.
  • Para o cientista de dados, aplicar matemática e estatística avançada faz parte das suas funções.
  • O mercado de trabalho para o cientista de dados, mesmo em início decarreira, é considerado promissor.
  • Na área de Data Science, você de fato pode seguir diversos rumos e profissões diferentes.

Cloud & Data Offering

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *